O que é IMAX?


Descobri hoje uma nova tecnologia do cinema chamada IMAX (Imagem Maximum), e a conheci, assistindo os vídeos da Jornalista e crítica cinematográfica Isabela Boscov. E andei pesquisando mais sobre, e fiquei encantando. E sei que essa tecnologia não é de agora, já tem um tempo sendo rodada, porém, tive uma ignorância sobre o assunto muito forte. E Agora que me atualizei e atualizarei ainda mais.

Então vamos lá!

"A idéia de “pegar um cineminha” vai mudar com a vinda dos cinemas IMAX ao Brasil. Esta nova tecnologia traz, além de uma tela muito maior que a convencional, som e imagem de altíssima definição.

O que é? Como funciona?

Os cinemas com a tecnologia IMAX possuem, normalmente, telas com 16 metros de altura por 22 metros de comprimento, contra os 12 metros de largura por 20 metros de comprimento dos cinemas normais. Assim, a tela torna-se grande o bastante para preencher todo o campo de visão, dando ao espectador uma incrível sensação de imersão no filme.


Para que esta gigantesca tela seja preenchida totalmente sem distorcer a imagem é preciso que o filme seja gravado em outro formato. Assim, os filmes IMAX são gravados e impressos em filmes de 70mm (únicos na indústria), enquanto os longas-metragens convencionais são impressos em filmes de 35mm.

Outra característica marcante desta tecnologia é a alta qualidade de som e imagem. Hoje existem ao todo 280 salas IMAX, sendo que 60% delas estão concentradas nos Estados Unidos e no Canadá.

No Brasil, as primeiras salas estão sendo construídas em São Paulo, no Shopping Bourbon Pompéia, e em Curitiba, no Palladium Shopping Center.


Gravação complicada

Se assistir um filme IMAX já é uma experiência incrível, imagine produzi-lo! A complexidade por traz de uma produção deste tipo de filme é muito maior. Veja os motivos:
  • A câmera para gravação é imensa e pesa 109 quilos, além de barulhenta. Para poder movimentar uma câmera com estas proporções é preciso suportes e aparelhos especiais, sem falar em todo o trabalho sonoro necessário para eliminar os ruídos e barulhos que o próprio equipamento produz.
  • Devido o tamanho da tela e ao detalhamento da imagem, a qualidade dos efeitos especiais e computadorizados precisa ser perfeita e impressionante, o que significa que é preciso muito mais energia do computador para fazê-lo.
  • O custo para se gravar um filme IMAX é enorme. Enquanto em um longa-metragem normal gravar dez cenas por dia é normal, esta nova tecnologia não permite que este número passe de quatro cenas por dia. E como diz o ditado: “Tempo é dinheiro”.

Apesar de todas estas complicações, assistir a um filme IMAX é uma experiência inigualável. Se você tiver a oportunidade de assistir, não a deixe passar, quem já viu garante que a recompensa é grande."



- Essa fonte foi tirada de uma postagem de 2009, e hoje já contém mais salas fixas no Brasil, além de São Paulo e Curitiba como na postagem citada a cima da fonte. Andei pesquisando mais, e descobri que já tem hoje, no Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. E aqui vai onde encontra-se as salas com IMAX.

 Itaú Cinemas IMAX no Bourbon Shopping São Paulo - São Paulo, SP
 IMAX Curitiba no Palladium Shopping Center - Curitiba, PR
 UCI IMAX no New York City Center - Rio de Janeiro, RJ
 UCI IMAX no Shopping Anália Franco - São Paulo, SP
 Cinespaço IMAX no Centro Comercial The Square Granja Viana - Cotia, SP
 Cinespaço IMAX no Bourbon Shopping Wallig - Porto Alegre, RS
 Cinépolis IMAX no Shopping JK Iguatemi - Vila Olímpia, São Paulo, SP

E a maior bilheteria dos cinemas IMAX, em dia de estréia, é a do filme Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 que arrecadou $15,5 milhões de dólares no mundo inteiro, seguido por Harry Potter e as Relíquias da Morte Parte 1, que arrecadou cerca de $12,4 milhões de dólares no mundo inteiro, seguido por Alice no País das Maravilhas que conseguiu $12,1 milhões de dólares.

E ir numa sala IMAX, será uma das coisas para encaixar na minha futura lista para 2013.







Nenhum comentário:

Postar um comentário